Archives For Tendências

2009 foi um grande ano para a tipografia, vimos mais projetos web com foco no tipo, e houve algumas fontes que se destacaram bastante. Aqui estão algumas das melhores fontes livres do ano. Algumas das fontes abaixo foram liberadas no final de 2008, mas não se viu muita utilização como foi este ano, ipor isso ncluímos na lista.

Fonte Chunk

Fonte Chunk

A fonte Chunk é um ultra-serif bold laje que é uma reminiscência do velho Oeste americano xilogravuras, bordados e manchetes de jornal. Utilizado principalmente para a exibição de letreiros, mas seu uso pode ser refinado ao contemporâneo.

Fonte Calluna

Fonte Calluna

A fonte Calluna suporta uma grande variedade de idiomas e é uma fonte muito completa OpenType. Cada fonte conta 723 glifos.

Fonte Vegur

Fonte Vegur

Fonte Liga gótico

Fonte Liga gótico

A fonte Liga gótico é um renascimento de um velho clássico, e um de nossos tipos de letra favoritos, Alternate Gothic No.1. Ele foi originalmente desenhado por Morris Fuller Benton para a American Type Founders Company (ATF), em 1903. A empresa faliu em 1993. E desde que a fonte original foi criado antes de 1923, o tipo de letra é de domínio público.

Fonte Sansation

Fonte Sansation

Fonte Quicksand

Fonte Quicksand

Fonte Mentone

Fonte Mentone

A fonte Mentone é um tipo novo propósito geral, uma tentativa de estender a linha da grande sans-serifa do século anterior, Frutiger – Stone Sans – Myriad. A fonte tem cantos arredondados e chanfros sutis, que são invisíveis em determinados tamanhos de texto, mas acrescenta uma expressão otimista irreverente em tamanhos maiores.

Fonte Serif Beta

Fonte Serif Beta

Baseado em Kennerley Frederic Goudy’s Oldstyle.

Fonte Goudy Bookletter 1911

Fonte Goudy Bookletter 1911

fonte Titilium

fonte Titilium

Fonte Junction

Fonte Junction

A fonte Junction apresenta as melhores qualidades de uma serifa e sans-serif typefaces juntas. Ela tem as qualidades humanas de um serif, e ainda mantém a clareza e a eficiência de uma fonte sem serifa. Ela combina o melhor dos dois mundos.

Fonte Sovba

Fonte Sovba

A fonte Sovba é um amável arredondado sans-serif inspirado pela escrita. Sovba é útil para um olhar que é exclusivamente casual, fresco e suave. Sovba simplifica as formas de caracteres para baixo, suas principais características básicas, e tem um forte movimento suave de seda para a frente.

Estava eu desenvolvendo o novo layout exclusivo do colandopixel.com, e claro, estava todo empolgado neste projeto de vida, pois sou “designer” e sou bom no que faço. Vamos lá, resolvi fazer um novo layout para meu blog, o tempo foi passando e o layout não saia do lugar, foi aí que resolvi paralizar o meu tempo improdutivo e transformá-lo em produtivo, como?  Baixando um template. Isso mesmo, um designer utilizando template, eu sou contra templates de sites, não de blogs.

Navegando ali, navegando aqui, encontrei um layout pronto, este blog lindão aqui que vocês estão vendo não fui eu quem fez porra nenhuma, eu simplesmente baixei o template em um site “ESPECIALIZADO NA CRIAÇÃO DE TEMPLATES PARA BLOGS”,  foi aí que percebi a fatia de mercado que se abriu. O nome do site é Design Disease, não sei se é nome da empresa ou se é o nome de algum freela, só sei que o cara broca… tem uns templates legais lá, e claro, “casa de ferreiro, espeto de pau” eu fiz o mais fácil, baixei o template e apliquei aqui.

A probabilidade de ter trocentos milhões de sites iguais a este é muito grande, e além do mais, pixel é igual a pixel só muda a cor. Neste caso, tem uma vantagem, o blog está montado e agora eu posso postar tranquilamente sem ninguém se assustar com o layout.

Com a tendência de criar blogs para empresas, os chamados blogs corporativos, outros campos se abriram, artistas, profissionais liberais, consultores, jornalistas, etc, também estão buscando essa identidade de um layout com sua cara.

Com o aumento da demanda, surgem também profissionais especializados nesse trabalho chato, tenho dois amigos que já fazem isso muito bem, são eles: Gerson Souza e Hilder Santos, dois nerds que não comem ninguém, por isso sabem muito de personalização de blog, rs… Brincadeiras a parte, vou logo mandando o recado, se fechar algum blog pelo site do colandopixel, 10% é meu…

Pois é galera, vale a pena estudar isso, tem muita gente interessada nesse tipo de trabalho.

Um abraço.